Pular para o conteúdo principal

Somos mais felizes depois dos 50?

Depois dos 50, a vida parece melhor, e nos sentimos mais contentes. É isso mesmo ? Um novo estudo, baseado numa pesquisa do Instituto Gallup por telefone com mais de 340 mil americanos, garante que sim. Cinquentões são geralmente mais felizes, e enfrentam menos estresse e preocupação do que jovens adultos entre 20 e 40 anos. Esta é a principal conclusão.

O estudo – feito em 2008 e divulgado recentemente pela LiveScience.com, antes de ser publicado pela National Academy of Sciences – levou em conta fatores concretos na vida dos entrevistados, como casamento, filhos e emprego. Ou seja, os pesquisadores tiveram cuidado em não comparar um cinquentão (ou cinquentona) bem casado e bem empregado com um jovem solitário e sem trabalho. Tudo para não deturpar as interpretações finais.

Bem, se ter um parceiro, uma atividade bem remunerada e se livrar das crianças não são as causas para essa sensação de contentamento quando os 50 anos chegam, o que exatamente a idade traz para fazer com que você se sinta menos angustiado e ansioso ? Os pesquisadores não conseguiram descobrir, mas intuíram algumas possibilidades.

“Podem ser razões sociais ou biológicas; esta é a principal questão para nós, e que não foi respondida, disse o psicólogo Arthur Stone, da Universidade Stony Brook, em Nova York.

Para medir o bem-estar dos entrevistados, foram usados critérios que envolvem duas medidas de felicidade: a capacidade de refletir sobre a sua vida e a sensação de prazer imediato.

Algumas conclusões :
* O estresse e a raiva vão diminuindo gradualmente com a idade.
* A preocupação declina aos 50 anos.
* A tristeza aumenta um pouco aos 40 e diminui aos 50 e tantos, mas não oscila tanto quanto os outros sentimentos de acordo com a idade.
* A satisfação geral com a vida aparentemente vai declinando até a chegada dos 50 anos, quando então volta a aumentar.
* A idade influencia o bem-estar igualmente entre homens e mulheres, embora elas tenham mais tendência ao estresse e preocupação.

Ainda segundo a pesquisa, existem algumas teorias para explicar por que as pessoas se sentem melhor um pouco mais velhas – e essas teorias não estão associadas ao estilo de vida, mas à experiência acumulada mesmo.
• Talvez os cinquentões saibam controlar suas emoções melhor do que os jovens.
• Outra tese é de que pessoas mais velhas tendem a ter uma memória mais seletiva – lembram-se de menos coisas negativas, valorizam mais as lembranças boas e felizes. E, portanto, ficam mais contentes.
• Em vez de ficar remoendo seus fracassos e comemorando suas conquistas, os mais velhos acham mais produtivo pensar em como aproveitar o que resta de sua vida.

Como eu já passei dos 50 anos, fiquei me perguntando se sou mais feliz hoje do que aos 20 ou 25. E a primeira resposta que me vem à cabeça é: sou, sim, mais feliz. Na foto que abre este post, eu estou com meus filhos, Pedro, de 23, e Bruno, de 28. A foto foi tirada pelo próprio Bruno, com a câmera digital virada para nós. Já virou tradição natalina. Foi no Natal do ano passado. Em Paraty-Mirim, numa casa tipo choupana, com uma vista paradisíaca. Sempre passamos o Natal assim, na praia, meus filhos e eu. Longe de toda a cena urbana.

É verdade que me sinto hoje bem mais confiante, menos angustiada. Eu tinha dezenas de preocupações que se confundiam com a insegurança própria dos jovens : serei feliz ?, conseguirei trabalhar no que gosto ? , serei independente ? , me apaixonarei por homens bacanas ? , terei filhos saudáveis ? , conhecerei muitos lugares ? , encontrarei pessoas interessantes ? , me orgulharei de ter nascido ? , terá valido a pena viver…?

Todas perguntas relacionadas com o futuro. E, quando temos 20 e poucos anos, as respostas parecem muito, muito longe, lá depois de uma curva inexistente. Não sabemos se poderemos interferir mesmo em nosso destino. Na juventude, damos a esses dilemas uma dimensão que, aos 50, parece desproporcional.

Mas, não consigo associar os 50 anos à falta de inquietações. Essa “felicidade” relacionada à “acomodação” ou à “ausência de dúvidas” ainda não chegou para mim. Felizmente. Tenho tantos projetos que minha maior preocupação – além da minha saúde e a felicidade dos meus filhos – é o tempo. Ou a falta dele.

Claro que, nessa pesquisa, estamos nos referindo a uma parcela da população instruída, bem nutrida e com perspectivas de desenvolvimento pessoal. E não de alguém desprovido do básico. É óbvio também que não podemos generalizar. Há velhos rabugentos e amargurados.

Na sua opinião, o que seria pior – a angústia juvenil ou a da meia-idade? A sabedoria dos 50 pode nos ajudar a ser felizes? Ou a velhice é um naufrágio, como dizia Charles de Gaulle?

Texto de Ruth de Aquino
publicada no site da Época (epoca.com.br)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colar Anastasia Steele

Esse singelo colar é a jóia da protagonista, em 50 tons de Cinza. Eu gostei do filme e adorei a atriz, que realmente interpreta com suavidade a Anastasia. Essa jóia a define. Simples, despojada, delicada. Mas única. Para copiar.

Como Fingir Que Está Descansada - TV Beauté | Vic Ceridono

50 TONS DE TOM FORD

Nem quando se trata de uma linha de minibatons, Tom Ford pensa pequenO. A novidade da vez é na sua linha de makeup: uma coleção de 50 minibatons (pensados para caber em pequenas bolsas como a clutch) que foram batizados com nomes de homens que fizeram ou fazem parte da sua vida.A linha com os 50 batons será lançada no dia 28.11, a partir das 12h01, no tomford.com e ficará disponível para compra por um dia. Depois, só poderá ser encontrada em alguns pontos de venda da marca a partir do dia 26.12.